8 DE MARZO: Hoy y siempre Sindicato de Arquitectas

Desde que Matilde Ucelay se tituló como la primera arquitecta en España en 1936, la presencia de la mujer en la arquitectura ha incrementado exponencialmente. Sin embargo, lo que resulta evidente en las escuelas de arquitectura desde hace muchos años, no parece tener una repercusión directa en los puestos más visibles, ni en los académicos, ni en los mediáticos, ni en los puestos de poder.
Por otro lado, a los problemas laborales del sector de la arquitectura, se unen, en el caso de las arquitectas, los derivados de la condición de mujer (despidos por embarazos, bajas maternales, etc)

Luchemos por cambiar todas las situaciones injustas

Feliz día de la mujer trabajadora.

Hoy y siempre Sindicato de Arquitectas 

PD: El 75% de la junta directiva del SArq son mujeres.

Anuncios
Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Una respuesta a 8 DE MARZO: Hoy y siempre Sindicato de Arquitectas

  1. Daniel Amor dijo:

    Les dejo el Editorial del SASP-Sindicato de los Arquitectos de San Pablo publicado en el Boletim e-ARQUITETO de março de 2012:
    O SASP congratula-se com todas as mulheres, no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Em especial, presta homenagem às suas militantes que com sua participação fizeram crescer a representatividade do sindicato e de sua Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA).

    Em sua história, o SASP teve e tem mulheres em seus quadros que ajudaram a construí-lo e que estiveram no seu comando, a partir de 1996, num momento importante para a categoria e para a Entidade que discutia sua existência e a importância da profissão na construção de cidades justas e inclusivas.

    Do SASP saiu a primeira presidenta da FNA, eleita em 1990 e que dirigiu a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas até 1995. Do SASP saiu a primeira Conselheira da FNA no Conselho Nacional das Cidades em 2003 e a primeira Conselheira da FNA no Conselho Gestor do FNHIS em 2004.

    Campanha salarial da
    CDHU

    Projeto do fotógrafo Beto Garavello ganha exposição em Santos (SP)
    ABAP protesta contra PL 2043/2011 que pretende regulamentar a profissão de Paisagista
    Brasil sediará comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

    Entre em contato com o SASP! Clique aqui e envie sua sugestão.

    Arquitetas ex-diretoras do SASP ocuparam cargos de destaque no Executivo Federal, seja no Ministério das Cidades, na Assessoria do Presidente da República, na Secretaria de Patrimônio da União e atualmente na Relatoria de Direitos Humanos da ONU.

    Nas discussões e lutas diárias que o SASP leva adiante na sua Base Estadual se forjam as ideias que as Companheiras Arquitetas levam adiante na sua luta para a construção de cidades melhores.

    Muitas tarefas, muitas lutas temos pela frente para que a nossa profissão seja respeitada e alcance o lugar que tem mundialmente. O papel da mulher neste processo é fundamental. Por isso, precisamos ampliar ainda mais a representatividade feminina no sindicato e nas entidades de arquitetos e urbanistas para juntos conseguirmos essa vitória, em prol de uma sociedade mais justa e melhor para todos.

    Boletim e-ARQUITETO:http://www.arquiteto-sasp.org.br/newsletter/84/index.html

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s